domingo, 21 de fevereiro de 2010

Desabafo feito há um TEMPO...


Carta aberta aos movimentos culturais de Igarassu

“Muda que quando a gente muda o mundo muda com a gente”.

Gabriel, O Pensador.

Igarassu vem passando por um longo processo de construção de sua identidade cultural, são 473 anos de uma história vazia, contida pelo olhar acomodado de pessoas despreocupadas com o lado mais sério de nossas raízes: o nosso olhar crítico!

Estamos cercados por um olhar populista e fora de foco, ou melhor, um olhar cego e tendencioso; onde a íris está velha e óculos já não serve mais. Toda essa alusão para lembrar a todos e a todas que fazem à cultura do assistido, que somos os atores mais clássicos e as atrizes mais caras dessa história.

Vamos continuar do lado de cá? Fazendo o que sabemos fazer de melhor sem nada para reclamar, exigir? Já não bastam os problemas políticos do mundo para nos acordar para a globalização falida do universo em contradição?

É acreditando no sistema ignorante que temos e na forma como vamos levando nossa vida, olhando para isso e acreditando ainda que política seja coisa de desordeiro, que continuamos na mesmice:
“O barco levando e a gente indo...”.

Até quando vamos continuar nessa? Marcando reunião e se encontrando com as cadeiras? Indo a eventos de grande porte e nos separando em pequenos grupos ideológicos ou por amizade? Até quando nos julgaremos profissionais e não saberemos discutir a política cultural brasileira?

Vamos ser profissionais e mostrar para todos os poderes estabelecidos, na qual estamos distantes, que somos mais do que eles pensam que somos... Que somos aquilo que eles nunca foram aqui: significado de mudança sustentável.

Nenhum comentário:

Janaina Santtos

POr FoRa...uM teMpO!

eu preciso me encontrar

eu preciso me encontrar
eu vou...