domingo, 18 de abril de 2010

NORTESS - COLETIVO DE DANÇA

PROJETO NOVOS BRINCANTES.
  • Companhia lança projeto as empresas do Municipio de Igarassu no estado de Pernambuco.
Abril de 2010.
APRESENTAÇÃO

A NORTESS COMPANHIA DE DANÇA-



É um COLETIVO de construção coreográfica fundado recentemente, na cena artística Pernambucana, pela bailarina Janaina Santos em JANEIRO de 2009, na cidade de Igarassu

NO ESTADO DE PERNAMBUCO.

NORTESS_


OBJETIVO GERAL:

Divulgar a arte e a cultura popular - contemporânea através da dança; valorizando o povo Pernambucano e suas origens.

OBJETIVOS ESPECIFICOS:

• Desenvolver atividades como aulas de dança popular (frevo, maracatu, samba de roda...) para crianças, jovens, adultos e idosos;

• Participar de espaços e debates sobre a democratização da cultura nos três níveis da esfera pública;

• Organizar, debater, participar e propor atividades, artísticas, culturais políticas e representativas de conscientização aos direitos humanos ao poder público e as demais organizações da sociedade civil;

• Fazer apresentações nos principais festivais, mostras e concursos de dança do estado e fora deste - representando o desenvolvimento da arte Igarassuense;

• Gerir recursos financeiros através de suas atividades e apresentações artísticas para seus integrantes e para custear as demandas da Companhia.

E-mail: nortessciadedanca@gmail.com

Apresentação



O Projeto Novos Brincantes é desenvolvido pela NORTESS Cia. de Dança desde janeiro de 2010, dentro da programação das atividades do Centro de Artes e Cultura Poeta Manuel Bandeira. O Projeto é apoiado pelo Fórum de Cultura de Igarassu e pela Escola Estadual Santos Cosme e Damião.

Infelizmente, o Projeto não recebe nenhum tipo de apoio financeiro, mas funciona semanalmente desenvolvendo aulas de dança popular para crianças, adolescentes, jovens e adultos da cidade. Através da NORTESS os alunos do projeto já se apresentaram por diversas vezes em blocos de carnaval, projetos sociais e feiras de cultura e artesanato.

Atualmente a NORTESS Companhia de dança tenta se colocar nos principais festivais, concursos e mostras de dança do estado e do país, representando a cultura e o povo Igarassuense, mas por falta de apoio financeiro o desenvolvimento que tanto se espera acaba ficando em segundo plano.

Por isso, este ano pretendemos ampliar nossas atividades, contando com o apoio e a parceria de empresas, indústrias, empresários e comerciantes locais para que possamos dar sustentabilidade as nossas atividades artísticas e culturais e produzir diversas ações na busca da realização de nossos objetivos.

Objetivo geral:

Desenvolver aulas de dança popular: maracatu, frevo e coco embasados na técnica da dança contemporânea e de introdução ao ballet clássico.


Objetivos específicos:

• Dar aulas de dança para adolescentes e jovens entre 12 a 25 anos;

• Desenvolver coreografias para apresentações, nas principais comunidades em situação de vulnerabilidade social na cidade de Igarassu;

• Fomentar o acesso às diversas artes de cunho cultural aos integrantes do projeto;

• Criar mecanismos de fortalecimento da educação através da cultura.

Público:

• Estudantes da rede municipal e estadual de ensino (60 no total);

• Adolescentes entre 12 a 15 anos e jovens entre 15 e 25 anos;

• Moradores da cidade de Igarassu;

• Menos de 18 anos, inscrição apenas com o responsável.
Cronograma

Aula Dia Horário

Dança Popular (20 pessoas) Segundas e quartas Das 19 às 21h

Dança popular (20 pessoas) Quartas e sextas Das 14 às 17 h

Ballet Clássico (20 Pessoas) Terças e quintas Das 9h às 11h30

Local: Centro de Artes e Cultura Poeta Manuel Bandeira. Igarassu-PE.

Plano de trabalho:

1º mês:

Inscrições (60 pessoas)

Inicio das aulas práticas

Inicio das aulas teóricas

2º mês:

Visita a outros grupos de dança

Aulas práticas

Aulas teóricas

3º mês:

Criação Coreográfica

Aulas práticas

Aulas teóricas

4º mês:

Intercambio de experiências com outros projetos

Aulas práticas

Aulas teóricas

5º mês:

Mostra do Trabalho desenvolvido

6º mês:

Avaliação

Prestação de Contas

Encaminhamentos futuros (planejamento)



Justificativa.

A arte por décadas produziu o desenvolvimento das mentes humanas. Hoje se sabe que toda produção pode ser considerada arte. O que o ser humano produz entra em contato com o desconhecido, por isso, a arte encanta. Por que ela vem de dentro emanando os mais puros, profundos e verdadeiros sentimentos dos humanos.

Em Igarassu, como em qualquer outro lugar do mundo, a dança representa a cultura deixada pelos nossos antepassados. Sejam eles os indígenas com o seu toré, os portugueses com suas danças de Côrte, os africanos com o maculêlê ou mesmo os holandeses com suas cores e força.

Tudo respira arte nessa cidade, tudo respira cultura e força em nosso meio. Fortalecer os adolescentes e os jovens através da dança é uma forma de sensibilizá-los a cultivar nossos antepassados, não como algo morto, triste, seco, mas como uma boa herança deixada para nós e que precisamos tomar conta.

Financiar e colaborar com uma atividade como esta é contribuir com o processo de construção cidadã de diversas pessoas. Se alcançarmos 15 jovens, estamos mobilizando toda uma comunidade, pois aquele jovem representa seu povo, seu espaço e seu lugar de origem.


A NORTESS CIA. DE DANÇA pretende através deste trabalho, incorporar mais jovens a Companhia e estabelecer uma relação com as diversas comunidades da cidade para que sejam criados mais grupos de dança. Sejam eles de cavalo-marinho, pastoril, ciranda e/ou maracatu...


O que queremos ver são NOVOS BRINCANTES, capazes de defender suas tradições e prontos para se lançar a vida. Nosso objetivo não é apenas formar bailarinos. Que venham muitos, será de bom grado para a cultura brasileira e para o povo Igarassuense; mas queremos cidadãos engajados e perseverantes. Acreditando que um novo mundo é possível com muita arte.

Nenhum comentário:

Janaina Santtos

POr FoRa...uM teMpO!

eu preciso me encontrar

eu preciso me encontrar
eu vou...