quinta-feira, 28 de julho de 2011

1ª Mostra Igarassu de Dança realizada pela Nortess Coletivo de Dança

Para errata sobre a mostra de dança...




Beijos e até mais

Dani Morais





Comemorando dois anos de existência no próximo dia 1º de agosto, a Nortess Coletivo de Dança do município de Igarassu, que tem por objetivo principal dinamizar o acesso da população a cultura e as artes, celebrará junto a componentes e parceiros com a realização da 1ª Mostra Igarassu de Dança.

A Mostra é mais um passo do Coletivo para se consolidar como um grupo de ações de intervenção política, cultural e artística. Afinal, a dança no estado vem tomando proporções que vão além dos palcos. Hoje projetos sociais como do Grupo Experimental de dança e do Ária Social (ambas companhias localizadas no Recife), vem agregando indivíduos e aquecendo o debate do acesso a dança no estado.

Muitos grupos ficam fora da rota de grandes festivais, circuitos ou mostras regionais. Vários desses bailarinos, produtores e diretores de dança estão na região metropolitana Norte e o acesso prático (ou menos burocrático) a editais e inscrições é quase sempre impossível e complicado, seja pela falta de técnica ou mesmo por não preencher os pré-requisitos.

É nessa perspectiva que entre os dias 22, 23 e 24 de julho de 2011 a Nortess realizará a 1ª Mostra Igarassu de dança, em homenagem aos Índios Caeté. Comunidade indígena que ocupava essas terras quando aqui colonizadores portugueses vieram a atracar. Dizimados pelo colonizador o povo Caeté já não pode contar sua própria história.

Na manhã de sexta em frente à Prefeitura Municipal de Igarassu será realizada às 9 horas da manhã o PINGA DANÇA - ação de divulgação.

Às 14 horas é a vez do Programa Mais Educação e suas oficinas de Dança no Ginásio Jota Raposo, localizado no centro comercial. O Programa é um exemplo da importância da dança para crianças e adolescentes. Será um momento de troca de experiências entre educandos e educadores.

Já no Centro de Artes e Cultura de Igarassu o Balé Afro Majê Molê se apresentará às 19 horas junto a Nortess e ao grupo de Coco coordenado pelo bailarino Joel Carlos. O Momento é exclusivo para os artistas da cidade, mas estará aberta a população em geral.

No sábado no Aldeias Infantis (Beira Mar I) acontecerão as oficinas. Às 9 horas dança afro com o Majê Molê e às 14 horas dança contemporânea com o bailarino Daniel Silva - integrante do Grupo Experimental de Dança e educador do Projeto Núcleo na Comunidade, organizado pelo grupo em parceria com o Governo do Estado de Pernambuco.

No Sobrado do Imperador (Casa do patrimônio- IPHAN) ainda no dia 23 às 20 horas, Coletivo Paralelo, Cleisson Barros e AJE apresentarão diferentes técnicas e coreografias de dança contemporânea.

O dia 24 às 14 horas é totalmente dedicado as crianças por Isso, acontecerá no Aldeias Infantis. Criart apresentará Lua Baião e a Fábrica de Cultura de Olinda trará a Festa do Boi no Terreiro da Fazenda. Logo após as apresentações um debate em torno da dança no estado se realizado junto à platéia.

O encerramento da 1ª Mostra Igarassu de dança no Sobrado do Imperador no domingo será às 20 horas com solo de Jorge K., duo da Hólus Companhia de Dança e Cavalo-Marinho com Joel Carlos. As coreografias têm classificação indicativa e deverá ser observada na entrada dos locais.



E-mail: nortessciadedanca@gmail.com Telefone: (81) 9296-4950/ 8723-4516








Nenhum comentário:

Janaina Santtos

POr FoRa...uM teMpO!

eu preciso me encontrar

eu preciso me encontrar
eu vou...